×
Compacto ou alveolar

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

Por Day Brasil

26 de March de 2021

Existem algumas formas e tipos de policarbonato diferentes no mercado, o policarbonato é um material muito usado atualmente para fazer diversas peças, como toldos, coberturas, fechamentos, barreiras de proteção e até blindagens. Na construção civil, ele ganhou muito espaço por ser uma excelente alternativa ao vidro, já que ele é mais resistente, leve e possui fácil instalação.

Além disso, é vantajoso usar o policarbonato em projetos de construção civil, porque ele é translúcido, o que favorece a iluminação natural no ambiente, e protege contra os raios UV.

Sendo assim, se você deseja ter mais resistência e fazer um investimento menor em seu projeto, basta escolher o policarbonato em vez do vidro? Na realidade, não. Existe mais de um tipo de policarbonato, então é muito importante que você os conheça para saber qual é o mais adequado para seu projeto. 

Somente após analisar as características de cada um é que você deve escolher qual tipo de policarbonato usar em seu projeto. Pensando nisso, explicamos neste post as principais vantagens e diferenças entre o policarbonato alveolar e o compacto, dois dos exemplares mais importantes do material no mercado!

 

Policarbonato alveolar

policarbonato alveolar

O policarbonato alveolar é feito de polímeros de carbono e, como já diz o nome, ele tem alvéolos com linhas paralelas em sua aparência. 

Esse modelo pode ser dobrado facilmente a frio e modelado para diversos projetos. Ele é mais leve que o policarbonato compacto, mas sua transparência é menor devido aos alvéolos em sua composição.

A resistência desse policarbonato é alta, sendo 30 vezes maior que a do vidro da mesma espessura. Ou seja, ele traz mais segurança para seu projeto. O valor do modelo também é mais acessível que o de peças de vidro.

 

Vantagens

Além dos benefícios do policarbonato, como leveza e resistência, o modelo alveolar tem duas grandes vantagens. A primeira é a garantia da luminosidade natural no ambiente em que ele é usado.

Se você utilizar o material para fazer uma cobertura, por exemplo, pode ter certeza de que a luminosidade natural do local vai entrar no espaço coberto. Contudo, é importante lembrar que o policarbonato alveolar não é liso. Então, ele não é ideal para projetos que precisam de alta visibilidade. 

A segunda vantagem desse policarbonato é que devido aos alvéolos e as linhas paralelas de sua composição, o material se torna ainda mais leve e maleável que os outros exemplares.

A leveza é ótima para facilitar o manuseio do policarbonato, tanto na formatação da peça quanto na instalação dele, por exemplo, em um toldo ou em uma cobertura. E a maleabilidade é outro benefício importante, porque dá versatilidade para o material. Dessa forma, ele consegue se encaixar em milhares de projetos.

Portanto, se você deseja ter iluminação natural e precisa de uma peça que seja bastante maleável, o policarbonato alveolar é o material ideal para seus planos.

 

Principais aplicações:

Marquises, passarelas, toldos, pergolados, domus de iluminação natural, coberturas industriais, estufas, solários, piscinas, shopping centers, estações de trem/ônibus/metrô, estádios de futebol, fechamentos laterais, sheds, divisórias e painéis de comunicação visual entre outras.

 

medidas policarbonato alveolar

 

Policarbonato compacto

policarbonato compacto

Assim como o alveolar, o policarbonato compacto é feito de polímeros de carbono. Contudo, a sua estrutura é maciça e a aparência é lisa. Por isso esse modelo é comparado com as chapas de vidro liso.

A estrutura maciça é importante porque dá uma resistência muito elevada para o policarbonato compacto. Sua resistência a impactos é 250 vezes maior que a do vidro de mesma espessura. Ou seja, é ainda maior que a do modelo alveolar.

Essa estrutura maciça não interfere na flexibilidade do material, então ele também pode ser formatado para projetos. Porém, ele não é tão flexível e leve quanto o policarbonato alveolar.

Uma desvantagem do policarbonato compacto que você precisa saber é que ele não tem um bom isolamento acústico. Mas isso não é uma necessidade usual nas aplicações mais comuns.

 

Vantagens

Como foi dito, o policarbonato compacto é muito resistente, bem mais que o vidro e até que o alveolar. Sendo assim, essa é uma das principais vantagens desse material. Ele também é leve e maleável, mas lembre-se de que não tanto quanto o exemplar alveolar.

Além da resistência a impactos, outra grande vantagem do policarbonato compacto é a sua transparência. Ele é muito transparente, porque é um elemento liso. Essa textura lisa traz muita beleza para os projetos e ajuda na utilização da iluminação natural.

Mais um benefício da peça compacta é a sua versatilidade é a variedade de cores, dessa maneira, você consegue dar a cara que deseja para sua construção.

Você pode usar o policarbonato transparente, por exemplo, para dar uma aparência mais clean ao seu projeto. Entretanto, se a sua ideia é fazer um local mais divertido, pode utilizar peças de policarbonato compacto vermelhas ou amarelas.

Por essas vantagens, fica claro que se você deseja ter transparência, versatilidade, cor e resistência no material de seu projeto, o exemplar compacto é o ideal.

 

Principais aplicações:

Barreiras de proteção contra fluídos contaminantes, Passarelas, toldos, pergolados, solários, piscinas, shopping centers,  fechamentos laterais, sheds, divisórias, painéis de comunicação visual, proteção de maquinário, entre outras.

 

medidas do policarbonato

 

Outros benefícios gerais policarbonato

  • Resistência a temperaturas extremas
  • Proteção contra raios UV. 
  • Possibilidade de customização de medidas conforme projeto 
  • Opções de cores que oferecem mais conforto térmico 

 

Como escolher o policarbonato para seu projeto

Ao selecionar os tipos de policarbonato para seu serviço em vez do vidro, você ganha resistência, leveza e proteção contra os raios UV. Mas, como escolher um tipo desse material?

Como você pôde perceber, não há milhares de diferenças entre o modelo alveolar e o compacto. Porém, as diferenças são cruciais o sucesso de todo projeto.

Sendo assim, você deve analisar bem as necessidades de seu plano e observar qual material consegue atendê-las da maneira mais adequada. Caso o seu projeto precise de cor, por exemplo, o policarbonato compacto é a melhor opção para ele.

Já se você necessita de peças muito maleáveis e mais leves, deve escolher o alveolar. Basta pensar nas características que não podem faltar em sua construção e a sua decisão será bem mais fácil.

Digamos que a maleabilidade não seja um ponto crucial em seu projeto, mas a textura lisa seja. Nesse caso, não importa tanto o nível de transparência das peças, mas sim o visual. Ao observar as particularidades de cada opção, você percebe que o modelo compacto é o mais adequado.

Depois de descobrir as diferenças entre policarbonato alveolar e compacto e suas vantagens, você já sabe qual vai usar? Se souber, mas precisar de ajuda na compra para escolher boas marcas, entre em contato com a gente para que possamos lhe ajudar!

 

É instalador de barreiras e divisórias transparentes?

 

Você que produz barreiras de proteção transparente, veja em nosso blog e site  os segmentos mais aquecidos no momento e como a Day Brasil tem ajudado empresas de outro setores com o fornecimento de todos os tipos de policarbonato, acrílico e outros materiais,  fale com a gente!

 

barreiras de proteção

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

Fitas adesivas Curiosidades

8 Curiosidades sobre fita adesiva

por Day Brasil

8 Curiosidades que você não pode dormir sem saber Leia mais >>

vinil cast e calandrado Curiosidades

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

por Day Brasil

Saiba como escolher o melhor vinil para o seu projeto Leia mais >>

UHMW Curiosidades

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

por Day Brasil

O que é ultra alto peso molecular? Leia mais >>

Acm, Kynar Curiosidades

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

por Day Brasil

ACM KYNAR OU PVDF: QUAL O TERMO CORRETO? Leia mais >>

Compacto ou alveolar Curiosidades

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

por Day Brasil

Conheça as diferenças entre os principais tipos de policarbonato Leia mais >>

Proteção acrílico Cases de Sucesso

Escritórios e academias – Conheça exemplos de aplicação de barreiras

por Day Brasil

Barreiras de proteção transparentes Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar