×
vinil cast e calandrado

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

Por Day Brasil

22 de April de 2021

O vinil adesivo é um material bastante versátil que pode ser aplicado em milhares de projetos e superfícies. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em impressões publicitárias, no envelopamento de veículos, vitrines de pontos de venda e na decoração tanto de ambientes externos quanto internos.

Esse material realmente é bastante usado em diversos projetos devido às vantagens que possui, como sua flexibilidade e excelente aderência. Contudo, para que o seu serviço fique bonito e seja eficiente, você deve utilizar o vinil adesivo mais adequado para o seu projeto.

E como existem vários tipos de vinis adesivos, é importante conhecê-los bem para descobrir qual é o melhor para seu planejamento. Por isso, neste post você vai conhecer as diferenças entre dois dos principais modelos de vinil adesivo no mercado: o vinil cast e o calandrado. Continue lendo e confira!

 

Características do vinil cast

Também conhecido como vinil fundido devido ao seu processo de fabricação, o cast é um exemplar de alta qualidade. Ele é um excelente material, porque tem uma espessura fina, baixo encolhimento, alta durabilidade e flexibilidade.

Além disso, sua espessura é contínua tanto na largura quanto no comprimento e sua memória elástica é quase inexistente. Ou seja, fazer com que o vinil cast volte à sua forma original depois de alterado é uma tarefa muito difícil.

O custo para fazer esse vinil de alta qualidade é elevado. Consequentemente, o valor final do produto também é alto quando comparado a outros tipos de vinis.

O vinil cast é feito de PVC e uma mistura líquida e homogênea de resina, aditivos, solventes e pigmentos. Essa combinação líquida e o PVC são mesclados, depois colocados em uma folha de fundição, em que a altura dessa mistura pode ser ajustada com uma espátula.

Dessa forma, é possível obter o resultado desejado. Em seguida, a combinação de matérias-primas vai para o forno e, depois, é resfriada. Assim, ela se solidifica e é enrolada em bobinas para se juntar à parte adesiva do produto.

 

Para quais projetos é indicado

Esse tipo de vinil pode ser aplicado em superfícies planas, curvas simples, compostas e corrugadas, isto é, com rebites. Como ele tem flexibilidade para ser utilizado em diversos tipos de superfícies, geralmente ele é usado em projetos que têm aplicações complexas.

Ele é indicado principalmente para decoração interna e externa de residências, estabelecimentos comerciais, sinalizações e envelopamento de veículos, como de carros com curvas ou caminhões com baús corrugados.

 

Características do vinil calandrado

Por ter um processo de fabricação diferente do cast, o vinil calandrado possui características distintas e é indicado para outros tipos de projetos. O calandrado tem uma espessura mais grossa, um encolhimento e memória elástica maiores em comparação com o cast.

Além de ser mais grossa, a espessura do vinil calandrado nem sempre é contínua na largura e comprimento. Já a durabilidade deste modelo é menor que a do cast, sendo considerada de baixa a intermediária dependendo do exemplar.

O seu custo de produção também é mais baixo, então o valor do vinil calandrado geralmente é mais acessível que o do cast.

Assim como o vinil cast, o calandrado tem como matéria-prima o PVC, pigmentos e aditivos. Alguns dos aditivos usados na produção são os plastificantes, antioxidantes, filtros e estabilizantes.

Esses elementos são misturados em um equipamento que utiliza pressão e calor para deixar a combinação homogênea. Depois, essa mistura passa por um filtro para retirar suas impurezas e é colocada na calandra.

Essa é uma máquina formada por vários cilindros e a combinação de matérias tem que passar por todos eles para que o vinil fique no formato adequado. A passagem pelos cilindros é muito importante, porque é nessa etapa que se forma a espessura, a textura, a mecânica e o acabamento do vinil.

Para que ele tenha um acabamento brilhante, por exemplo, a calandra tem que estar em uma temperatura determinada e ter os cilindros adequados para atingir esse objetivo.

Após adquirir seu formato, aparência e propriedades essenciais, o vinil é resfriado na própria calandra. Em seguida, ele é enrolado em uma bobina e está pronto. Basta uni-lo ao adesivo para criar o vinil calandrado adesivo.

 

Quando usar o vinil calandrado

Esse modelo pode ser aplicado somente em superfícies planas e curvas simples, então ele não é tão versátil quanto o cast. Como sua durabilidade é menor, ele também não é indicado para projetos de longa duração.

Sendo assim, o uso do vinil calandrado é recomendado em sinalizações, impressões digitais, vitrines de estabelecimentos comerciais e determinadas decorações internas e externas.

Um vinil calandrado de alta qualidade ainda pode ser usado em carros com poucas curvas, apesar de não ser o material ideal para o serviço.

 

Qual é o melhor tipo de vinil?

Tanto o vinil cast quando o calandrado têm qualidade e não é possível definir qual é o melhor entre eles. Como você pode perceber, os modelos são indicados para diferentes estilos de projetos. Então, o que existe é o melhor vinil para o seu serviço.

Para descobrir qual é o mais adequado para seu projeto, você deve analisar as características de cada exemplar e do seu serviço. Ou seja, verificar em que tipo de superfície o produto será aplicado, se ele ficará exposto a intempéries e quanto tempo ele deve durar.

Conhecendo essas informações e as particularidades dos dois modelos de vinis, você pode examinar esses dados e conferir qual produto atende melhor às necessidades de seu projeto.

É essencial que você faça esse trabalho para que o seu serviço tenha qualidade. Algumas pessoas escolhem diretamente o vinil calandrado somente porque o custo dele é mais acessível. Porém se ele não for o adequado para a tarefa, o projeto pode ter problemas.

O vinil pode não se fixar bem na superfície, por exemplo, ou se deteriorar muito antes do planejado. Por isso, não pule a etapa de avaliação dos vinis. Agora que você conhece as diferenças entre vinil cast e calandrado, realizar essa atividade será mais simples.

Mas, dependendo das particularidades do projeto, ainda podem surgir dúvidas. Caso isso aconteça com você, entre em contato conosco para lhe ajudarmos a selecionar o melhor vinil para seu projeto! 

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

Fitas adesivas Curiosidades

8 Curiosidades sobre fita adesiva

por Day Brasil

8 Curiosidades que você não pode dormir sem saber Leia mais >>

vinil cast e calandrado Curiosidades

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

por Day Brasil

Saiba como escolher o melhor vinil para o seu projeto Leia mais >>

UHMW Curiosidades

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

por Day Brasil

O que é ultra alto peso molecular? Leia mais >>

Acm, Kynar Curiosidades

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

por Day Brasil

ACM KYNAR OU PVDF: QUAL O TERMO CORRETO? Leia mais >>

Compacto ou alveolar Curiosidades

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

por Day Brasil

Conheça as diferenças entre os principais tipos de policarbonato Leia mais >>

Proteção acrílico Cases de Sucesso

Escritórios e academias – Conheça exemplos de aplicação de barreiras

por Day Brasil

Barreiras de proteção transparentes Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar