×
Aplicação de vinil adesivo

Vinil Adesivo: Veja a maneira correta de aplicar

Por Brunno Alves

7 de November de 2019

O vinil adesivo vem sendo bastante utilizado em diversas atividades, principalmente na comunicação visual e na decoração de espaços. Sendo assim, ele é muito usado em impressões digitais e pode ser visto em empresas, caminhões e até mesmo em casas.
Para alcançar um resultado perfeito no seu ambiente ou veículo, entretanto, é preciso ficar atento a certos cuidados na hora de fazer as instalações adesivas.
O processo não é muito complicado, porém demanda cautela e paciência para que tudo saia como o imaginado. Se você tem que aplicar um vinil adesivo, continue lendo o nosso post.
A seguir, vamos explicar o que ele é e qual é o passo a passo para colocá-lo no lugar escolhido. Confira!

O que é o vinil adesivo?

Ele é um adesivo feito de plástico, à base de PVC. Esse material garante mais resistência e versatilidade ao produto quando comparado a outros, como o adesivo de papel. É importante ressaltar que existe mais de um tipo de vinil adesivo.
Entre os principais estão: o monomérico, polimérico e o cast. Os dois primeiros são formados por moléculas, sendo que o monomérico têm moléculas menores e instáveis enquanto o polimérico é formado por moléculas maiores e estáveis. Ambos são adesivos bastante comuns, normalmente usados em placas, vitrines, impressões digitais, entre outros.
Uma grande vantagem desses modelos é a boa durabilidade da peça. Já o cast é um adesivo de alta performance, ideal para as superfícies que possuem curvas. Ele, geralmente, é utilizado em aplicações automotivas, como um envelopamento de um carro ou caminhão.

 

As vantagens do vinil adesivo

Os vinil adesivo têm ainda como vantagem a fácil limpeza e manutenção durante os anos. Caso o responsável queira tirar um adesivo depois de um tempo, o vinil não prejudica a área em que foi colado. Sendo assim, é possível usá-lo sem ficar pensando se ele causará estragos no futuro. Entretanto, para utilizar o produto e ter um bom resultado, é necessário analisar em qual material ele será posto.
Não é recomendado colocar o vinil adesivo em determinadas superfícies, porque em algumas a adesão dele é difícil. Evite áreas porosas e ásperas, como paredes com textura ou com a pintura descascada, couro e cimento. Superfícies lisas são o melhor local para aplicar o vinil adesivo, porque ele vai fixar bem. Vidros, paredes e chãos novos e planos são alguns exemplos. Lembre-se disso na hora de decidir em qual lugar colocar o produto. É importante saber ainda em qual elemento ele será colado, porque você escolhe o modelo de acordo com o material da área. Em vitrines, por exemplo, geralmente são colados vinis transparentes, de recorte ou perfurados.
Os que são utilizados no chão, frequentemente são feitos com uma resistência maior, pois os visitantes pisarão em cima dele. Então, veja com antecedência a superfície que será usada e qual é o melhor tipo de vinil adesivo para o seu objetivo. Após tomar essas decisões, é o momento de fazer a instalação da peça!

 

Como fazer a aplicação de vinil adesivo?

Depois de selecionar o espaço em que será feita a instalação, você deve separar os itens necessários para realizar a tarefa. Pegue um pano de limpeza, fita métrica, lápis, fita crepe, tesoura ou estilete, espátula e álcool (opcional). Em seguida, siga os 4 passos listados abaixo.

Uma observação: essas instruções são, principalmente, para adesivos que vão ser instalados em superfícies planas, como as paredes e no chão.

 

1 – Limpe o local escolhido

Passe um pano umedecido com água ou álcool na superfície, porque ela deve estar limpa e sem nenhum resquício de poeira. Durante o serviço, observe se a toalha usada não está deixando fios no local.

Lembre-se de não utilizar outros produtos, além do pano com água ou álcool, para fazer a limpeza. Principalmente, aqueles que são considerados abrasivos, como a palha de aço ou a parte áspera da esponja. Se você estiver colocando o vinil em um vidro ou vitrine, uma dica é borrifar água não somente na superfície para higienizar a região, mas na parte adesiva também para que fique mais fácil colar e descolá-lo.
Só não deixe de usar uma espátula de plástico ou borracha para tirar a água que ficará entre o adesivo e a superfície assim que o produto for posicionado.

 

2 – Marque o espaço do vinil adesivo

Meça a área total que o vinil adesivo vai ocupar, veja as dobras e contornos. Em seguida, marque com um lápis ou giz de cera o espaço para que você possa se orientar quando for colar o produto. Não se esqueça de fazer as marcações fora do campo de aplicação do adesivo. Além disso, faça-as de uma maneira que seja simples apagá-las depois.

Se elas ficarem visíveis após o trabalho finalizado, são capazes de estragar o visual do ambiente em que o adesivo foi instalado, porque todos vão ver a “moldura”. Desse modo, lembre-se de fazer contornos leves para facilitar o seu serviço.

 

3 – Ajuste a posição

Posicione o vinil adesivo no espaço delimitado e prenda as pontas dele com fita crepe ou outra fita adesiva comum, de forma que seja possível manuseá-lo se ele não estiver no lugar correto.

Mexa nele até que você tenha certeza de que ele está na posição exata que foi marcada inicialmente. Quando estiver certo, coloque fita adesiva somente no centro do vinil para que ele fique fixo na superfície.

 

4 – Aplique o vinil adesivo

Essa parte deve ser realizada com bastante cuidado para que não haja imperfeições, como bolhas de ar, no resultado. Primeiro, tire a fita adesiva de um dos lados e deixe ele solto.

Em seguida, retire a película da parte traseira do vinil e corte a porção solta com a tesoura. Pegue a espátula e vá colando o adesivo na superfície, do centro para os extremos. Esse movimento com ela protegerá a instalação das bolhas de ar.
Assim que terminar um lado do vinil, repita o procedimento na lateral restante, e pronto. O seu trabalho está feito! Colocar um adesivo de vinil pode parecer difícil, contudo não é impossível fazer a aplicação do produto.
Selecione bem a superfície em que deseja instalá-lo e siga as instruções dadas aqui.
Dessa maneira, você será capaz de realizar um bom trabalho. Seja para decorar um ambiente ou fazer propaganda do seu negócio, o vinil adesivo é uma ótima escolha, porque é versátil e de fácil manutenção. Agora que você já sabe quais cuidados tomar na hora de fazer a instalação adesiva do produto, está preparado para adquirir o seu?

Brunno Alves

Marketing Production - CRM

Você também pode gostar...

fitas adesivas para construção Aplicações de Produto

Fitas adesivas para construção civil

por Brunno Alves

Fitas adesivas para construção Leia mais >>

policarbonato compacto Aplicações de Produto

Policarbonato Compacto: Razão de Instalar nas Indústrias

por Brunno Alves

Policarbonato compacto na indústria Leia mais >>

Aplicação de vinil adesivo Aplicações de Produto

Vinil Adesivo: Veja a maneira correta de aplicar

por Brunno Alves

Dicas de aplicações de Vinil Adesivo Leia mais >>

comprar fita adesiva Curiosidades

Dicas de compra de fita adesiva

por Brunno Alves

4 dicas para acertar na compra de fita adesiva Leia mais >>

Curiosidades

Como armazenar fitas adesivas

por Brunno Alves

4 dicas para ajudar a armazenar corretamente as fitas adesivas em seu estoque Leia mais >>

Aplicações de Produto

Proteja-se das radiações.

por Brunno Alves

Saiba porque fazer uma cobertura com proteção UV. Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar