×

Super Bonder

Por Brunno Alves

1 de August de 2019

Conhecido como Super Bonder, o adesivo Cianoacrilato, foi criado acidentalmente em 1942 por Harry Coover durante experiências visando à criação de um polímero com característica: forte, transparente, tipo-vidro.

Para a época, foi considerado uma inovação por se tratar do único adesivo monocomponente de adesão instantânea que cura em condições ambientes sem a necessidade de fonte externa.

Atualmente além dos adesivos Loctite Super Bonder para uso doméstico e industrial, a linha 400 de adesivos instantâneos esta presente em diversos segmentos da indústria, incluindo aplicações em: dispositivos médicos, eletrônicos e setor automotivo.

O Brasil é o maior consumidor de Super Bonder do mundo. Por aqui, a marca praticamente se tornou sinônimo para cola instantânea.

 

Você Sabia?

O adesivo Loctite Super Bonder possui 3 nomes conhecidos mundialmente, sendo eles: Loctite Super Bonder (América do Sul), Loctite Super Glue (América do Norte), Loctite Super Cola 3 (Europa).

Um dos principais desafios já lançados pela marca foi o teste de sua alta força de adesão e resistência com apenas poucas gotas do produto. Veja:

Parece mentira, mas não é,  o vídeo que mostra Super Bonder (Super Glue na Alemanha) levantar 5 tons (peso de uma caminhonete mais um Smart na caçamba) com apenas 9 gotinhas. O vídeo foi feito na Alemanha em março de 2009 e quebrou o recorde de levantamento de peso. Hoje o título está no Guinness World Book.

 

Mas onde está a força da supercola?

A supercola não precisa de pressão e nem calor para aderir objetos entre si, e é ativada ao entrar em contato com quantidades ínfimas de água, como por exemplo a camada de umidade que cobre todas as coisas de maneira natural. O processo é tão rápido que alguns fabricantes misturam-na com uma pequena quantidade de ácido para evitar que reaja com muita facilidade.

São as propriedades do cianoacrilato que fazem da supercola um adesivo tão poderoso. Os elétrons das moléculas de água afetam às uniões de dois átomos de carbono da molécula básica do cianoacrilato convertendo-se em duas outras ligações de outras moléculas da cola. Por sua vez, isso fornece elétrons a outras moléculas e provoca a formação de uma corrente de moléculas que une os objetos com uma força surpreendente.

 

Saiba mais sobre o Super Bonder e a linha completa de colas e selantes Loctite Acesse: https://daybrasil.com.br/categoria/colas-selantes/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: Mdig.com.br, publicado em 05/05/2010.

Brunno Alves

Marketing Production - CRM

Você também pode gostar...

Curiosidades

Day Dicas

por Brunno Alves

Saiba como armazenar corretamente as fitas adesivas em seu estoque Leia mais >>

Aplicações de Produto

Proteja-se das radiações.

por Brunno Alves

Saiba porque fazer uma cobertura com proteção UV. Leia mais >>

Curiosidades

Saiba + sobre colas

por Brunno Alves

Day Dicas Leia mais >>

Curiosidades

Viva o plástico!

por Brunno Alves

O trabalho seria mais puxado e a poluição não seria menor Leia mais >>

Cases de Sucesso

Super Bonder

por Brunno Alves

Tudo o que você quer saber sobre Super Bonder. Leia mais >>

Cases de Sucesso

As máquinas precisam de Loctite

por Brunno Alves

Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar