×
Super bonder

Super bonder: tudo o que você quer saber

Por Brunno Alves

1 de August de 2019

PENSE RÁPIDO: Você quebra uma estatueta de gesso na sua casa ou uma tampa de qualquer pote que gosta muito. Qual a cola rápida que você usa? Você precisa colar um pedaço de plástico em outro para consertar algo quebrado em sua casa ou no escritório. Pode ser um material, brinquedo, um acessório, uma lembrancinha de alguém… Qual a cola rápida que você usa? Para todas estas situações, existe a famosa Super Bonder, que você provavelmente armazena na geladeira de sua casa, para que não seque.

Isto porque, atualmente, é muito difícil que alguém não tenha essa cola em casa. Ela é útil para quase todas as situações imprevisíveis nas quais seja necessário agir imediatamente para não jogar fora algo de valor inestimável ou necessário.

Esta é realmente uma super cola e que foi criada nos anos 40, lá atrás, no século passado. Imagine o avanço que não foi, naquela época, lançar uma cola tão poderosa que pudesse levantar até 9 toneladas (como foi testado e comprovado na Alemanha, através de apenas 9 gotas).

Pode conferir, está no Guinnes Book e logo mais falaremos disso também!

É que ela é muito rápida de agir, em segundos! Piscou, colou. E se não colou, é só tentar de novo.

 

A descoberta da Super Bonder

 

Pois bem! Agora, imagine você, que nem em sonho, a descoberta desta cola estava nos planos! Isso mesmo. A Super Bonder, que foi uma das grandes novidades do século XX e foi descoberta por engano.

O fato ocorreu em 1942, quando o químico Harry Coover descobriu o cianoacrilato, tentando desenvolver um polímero diferente e que fosse mais forte e transparente. Ou seja, um material que não fosse nem vidro e nem plástico.

E então surgiu a poderosa Super Bonder.

 

Uma “Super Bonder” para cada necessidade

 

No Brasil, pensou em cola rápida, pensou na Super Bonder. O país é o maior consumidor da super cola do mundo. Por aqui, a marca praticamente se tornou sinônimo para cola instantânea, sendo comercializada em diversos estabelecimentos.

E se engana quem acha que é só a Super Bonder que conhecemos que a marca vende no país.

Atualmente, além dos adesivos Loctite Super Bonder para uso doméstico e industrial, a empresa possui uma linha com 400 tipos de adesivos instantâneos e que está presente em diversos segmentos da indústria, tais como: automotiva, eletrônicas e também a indústria médica.

Ou seja, há uma super cola para cada tipo de situação e circunstância.

 

Você Sabia?

O adesivo Loctite Super Bonder possui 3 nomes conhecidos mundialmente, sendo eles: Loctite Super Bonder (América do Sul), Loctite Super Glue (América do Norte), Loctite Super Cola 3 (Europa).

 

Super Bonder pelo mundo

 

Sabe aquela história que contamos lá em cima, da Super Bonder ter erguido 9 toneladas na Alemanha? Então, este foi um dos principais desafios já lançados pela marca, a fim de testar toda a sua força de adesão e resistência, com apenas poucas gotas do produto.

Parece mentira, mas não é. Olha só o vídeo aqui embaixo comprovando tudo!

 

Parece mentira, mas não é. Olha só o vídeo aqui embaixo comprovando tudo!

 

 

Neste vídeo, filmado na Alemanha em março de 2009, foi possível levantar 5 toneladas (uma caminhonete com um Smart na caçamba) com apenas 9 gotinhas da cola.
A intenção da empresa, além de comprovar a tenacidade da cola, era de quebrar o recorde de levantamento de peso. O sucesso foi total e o feito se encontra registrado no Guinness World Book.

 

Mas onde está a força do Super Bonder?

 

A supercola Super Bonder não precisa de pressão e nem de calor para unir objetos entre si. Isso porque é ativada ao entrar em contato com quantidades ínfimas de água, como por exemplo, a camada de umidade que cobre todas as coisas de maneira natural.

O processo é tão rápido que, por isso, alguns fabricantes misturam-na com uma pequena quantidade de ácido, para evitar que reaja com muita facilidade. São as propriedades do cianoacrilato que fazem da super cola um adesivo tão poderoso.

Cientificamente, os elétrons das moléculas de água afetam as uniões de dois átomos de carbono da molécula básica, então convertendo-se em duas outras ligações de outras moléculas da cola.

Por sua vez, isso fornece elétrons a outras moléculas e, portanto, provoca a formação de uma corrente de moléculas que une os objetos com uma força surpreendente.

 

Por que, às vezes, a cola não cola?

 

Muitas vezes analisamos as superfícies que parecem, num primeiro olhar, perfeitamente lisas, mas elas simplesmente não colam! E não adianta gastar um tubo de Super Bonder. As superfícies não grudam e não se fixam.

Por que isso ocorre?
Existem em algumas superfícies os chamados “vales e picos”, imperceptíveis aos nossos olhos, de forma que, quando unimos as peças, fazem com que o “contato” com o Super Bonder ocorra apenas entre os “picos’, deixando assim folgas/espaço.

Portanto, se você utilizar um adesivo que não entra nestes espaços, preenchendo e nivelando, nada vai colar.

 

E como esse problema deve ser corrigido, para que a Super Bonder faça efeito?

 

É necessário que se coloque um preenchimento com fita ou espuma, que possa “preencher” esses micro espaços vazios, facilitando a aderência da cola na superfície. Até mesmo um pedacinho de papel toalha pode ajudar nesse preenchimento, permitindo a superaderência da cola em todos os espaços do objeto.

É importante que seja feita a limpeza das peças que se pretende colar. A limpeza também é fundamental para o desempenho do adesivo líquido, uma vez que os “vales” podem conter sujidades (óleo, graxas, ferrugem etc) que impedem o contato do adesivo com as superfícies.

Feito todos esses procedimentos, pode colar a vontade que vai dar tudo certo!

Prática, rápida, acessível, a Super Bonder faz a gente perceber que não é preciso se descabelar para resolver um problema ou colar algo que quebrou sem querer.

Simples como a vida deve ser, é só colar de novo e pronto. Veja o que mais a Day Brasil pode fazer por você e sua empresa.

Clique aqui e saiba mais sobre a Super Bonder e toda a linha de colas e selantes Loctite.

Saiba mais sobre o Super Bonder e a linha completa de colas e selantes Loctite

 

 

 

 

 

 

fonte: Mdig.com.br, publicado em 05/05/2010.

Brunno Alves

Marketing Production - CRM

Você também pode gostar...

fachadas de acm Aplicações de Produto

Fachada de ACM, conheça todas as vantagens

por Brunno Alves

Fachada de ACM, conheça todas as vantagens Leia mais >>

Policarbonato ou vidro? Curiosidades

Policarbonato ou vidro? Como fazer a melhor escolha

por Brunno Alves

O policarbonato e o vidro são bastante utilizados na construção civil Leia mais >>

policarbonato garagem Curiosidades

Cobertura para garagem em policarbonato

por Brunno Alves

Uma garagem sem cobertura pode gerar problemas para o veículo Leia mais >>

fitas adesivas industriais Curiosidades

Fitas adesivas industriais: conheça mais!

por Brunno Alves

Fitas adesivas industriais: conheça mais! Leia mais >>

Mix de peças usinadas Curiosidades

Peças usinadas: entenda como os custos são calculados

por Brunno Alves

Peças usinadas: entenda como os custos são calculados Leia mais >>

fita adesiva para construção Aplicações de Produto

Fita adesiva para construção civil

por Brunno Alves

Fitas adesivas para construção Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar