×
policarbonato compacto

Policarbonato Compacto: Razão de Instalar nas Indústrias

Por Brunno Alves

7 de November de 2019

O Policarbonato Compacto conquistou a indústria, razão pela qual é possível encontrar esse produto em vários cenários. Isso não aconteceu por acaso, mas sim porque o policarbonato traz diversas vantagens para o ramo.

Existe mais de um modelo de chapa de policarbonato, como o alveolar, o corrugado e o compacto. Aqui, vamos focar no último exemplar, que é o mais utilizado no mercado. Se você trabalha no setor industrial, tem que continuar lendo nosso post para saber o que é a chapa de policarbonato compacto e o porquê deve começar a instalar o produto. Confira!

 

O que é a chapa de policarbonato compacto?

O policarbonato é um material termoplástico bastante usado na fabricação de diversos produtos, como CDs, faróis automotivos, janelas, telhas, entre outros. Suas principais características são a versatilidade, transparência e a resistência. A chapa de policarbonato é utilizada na indústria, principalmente na de transformação, como uma alternativa ao vidro e uma forma de proteção para as máquinas.

O produto é muito aplicado na indústria para fazer para-brisas, escudos de proteção, painéis de instrumentos, lanternas, viseiras para capacetes, protetores faciais, tubos, janelas, caixas e para proteger e isolar máquinas em geral. A chapa de policarbonato compacto é uma das mais procuradas pelos trabalhadores, porque ela é um material nobre.

Ela é capaz de facilitar vários projetos quando comparada aos demais elementos disponíveis. A chapa é mais leve que o vidro, por exemplo, e é mais fácil de ser usinada. Além disso, ela tem uma alta resistência a impactos e boa qualidade óptica.

Esses dados apresentados são apenas algumas das razões pelas quais a chapa de policarbonato compacto ganhou o setor da indústria. A seguir, vamos ver quais são as outras vantagens para quem utiliza esse material e porquê é interessante instalá-lo.

 

Por que instalar o produto?

Como foi dito, a chapa de policarbonato compacto é resistente, maleável e leve. Outros elementos também têm algumas dessas características, porém esse produto ainda é o mais vantajoso quando o relacionamos com os demais.

Veremos agora o porquê é importante que ela tenha esses atributos e quais outros a fazem ser ideal para a indústria.

 

  1. Resistência e leveza

O principal concorrente dessa chapa é o vidro. Se você comparar a resistência de ambos, a da chapa é 250 vezes maior que a do vidro. Quando se fala do acrílico, o policarbonato compacto ganha novamente a disputa: tem uma resistência de 30 a 40 vezes maior.

A leveza do material é outro grande benefício desse item. Caso compare-o mais uma vez com o vidro, verá que ele é 50% mais leve. Isso facilita o trabalho, pois faz com que o esforço físico seja menor e ainda diminui os custos de produção.

 

  1. Segurança

Além disso, a chapa de policarbonato compacto é bastante utilizada em produtos e locais que precisam de segurança, porque ela é muito resistente e não possui a propriedade de estilhaçamento. Sendo assim, a chapa se torna o material ideal para fazer determinadas peças, como viseiras e protetores faciais, porque não há perigo de ela quebrar e machucar os seus usuários.

Ela atua na proteção e isolamento de máquinas que funcionam em grandes velocidades ou apresentam algum tipo de perigo para os operários da indústria. Devido às mesmas características citadas acima, ela evita acidentes no ambiente de trabalho e atualmente é a mais indicada para fazer a segurança industrial.  A chapa também não propaga chamas, o que deixa o local ainda mais seguro para os funcionários e visitantes.

 

  1. Isolante térmico

Outra propriedade que torna a chapa de policarbonato compacto fundamental para a indústria é o fato de ela ser um isolante térmico. Isto é, o material é capaz de reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para o outro.

Essa característica é muito importante, porque dependendo da fábrica, as máquinas operam com altas temperaturas e a chapa garante, mais uma vez, a segurança dos operários.

 

  1. Transparência

Assim como o vidro, a chapa costuma ser utilizada em situações em que é necessário observar algo que está na frente ou atrás do material. Sendo assim, a transparência é essencial para que o produto cumpra a sua função.

Em painéis de instrumentos de um veículo, por exemplo, o motorista tem que conseguir ver a velocidade e se o tanque está cheio. Até mesmo na indústria, de acordo com a máquina, talvez o operário precise verificar algo no funcionamento do aparelho e a proteção não pode impedir com que isso aconteça.

Outro fator que deve ser considerado sobre a transparência da chapa é que o policarbonato, frequentemente, passa por um tratamento para proteção UV. Dessa maneira, ele garante uma durabilidade maior e retarda o amarelamento da peça.

 

  1. Versatilidade

A maleabilidade do material permite que a curvatura dele seja feita a frio, que ele seja usinado, dobrado e colado com facilidade. Todas essas características são fundamentais para a indústria, principalmente para a de transformação, em que o principal objetivo é transformar esse elemento em outro produto.

Além disso, a maleabilidade dá mais espaço para a liberdade na criação das peças e faz com que o material consiga ser usado em diversos cenários da indústria.

 

  1. É fácil de reciclar

O setor de indústrias vem se preocupando, gradativamente, com o meio ambiente. Os engenheiros buscam alternativas mais sustentáveis para produzir os itens das empresas para que, dessa maneira, a natureza não seja prejudicada. Diferentemente dos vidros que são utilizados em automóveis, tubos e outros, a chapa de policarbonato compacto pode ser reciclada.

Então, além de trazer várias vantagens para o dia a dia das fábricas, ela ainda auxilia na proteção do meio ambiente. Isso é muito importante porque impacta, não somente na vida dos trabalhadores e clientes da empresa, mas sim na de todos os brasileiros.

A chapa de policarbonato compacto é a mais nobre que você vai encontrar no mercado. Por suas particularidades, como a boa qualidade óptica e a alta resistência, ela caiu no gosto dos segmentos da indústria e é amplamente utilizada no setor.

Se você trabalha nesse ramo e ainda não usa o produto, talvez seja a hora de mudar e experimentar o material. O serviço pode se tornar mais fácil e o custo menor. Agora que você descobriu o porquê instalar chapas de policarbonato compacto em seus produtos e na indústria, o que acha de conferir alguns modelos?

Brunno Alves

Marketing Production - CRM

Você também pode gostar...

fitas adesivas para construção Aplicações de Produto

Fitas adesivas para construção civil

por Brunno Alves

Fitas adesivas para construção Leia mais >>

policarbonato compacto Aplicações de Produto

Policarbonato Compacto: Razão de Instalar nas Indústrias

por Brunno Alves

Policarbonato compacto na indústria Leia mais >>

Aplicação de vinil adesivo Aplicações de Produto

Vinil Adesivo: Veja a maneira correta de aplicar

por Brunno Alves

Dicas de aplicações de Vinil Adesivo Leia mais >>

comprar fita adesiva Curiosidades

Dicas de compra de fita adesiva

por Brunno Alves

4 dicas para acertar na compra de fita adesiva Leia mais >>

Curiosidades

Como armazenar fitas adesivas

por Brunno Alves

4 dicas para ajudar a armazenar corretamente as fitas adesivas em seu estoque Leia mais >>

Aplicações de Produto

Proteja-se das radiações.

por Brunno Alves

Saiba porque fazer uma cobertura com proteção UV. Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar