×
UHMW

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

Por Day Brasil

15 de April de 2021

As chapas de UHMW são utilizadas para fazer diversos projetos, como revestimentos de silos e placas de deslizamento. Como elas têm várias aplicações, é natural que sejam consideradas para muitos serviços.

Contudo, é muito importante conhecer as características desse material para saber se ele realmente será benéfico para seus projetos.  Afinal, nem sempre o que é ideal para um trabalho é para outra tarefa.

Então, leia este post para descobrir o que é UHMW, os tipos de peças disponíveis, para que elas servem e entender se esse é o material mais adequado para o seu serviço!

O que é UHMW

O UHMW é um polietileno e sua sigla significa Ultra High Molecular Weight, ou em tradução para o português, Ultra Alto Peso Molecular. 

Quando comparado ao Polietileno comum, o UHMW possui  em sua formulação aproximadamente 3,5 a 7,5 milhões de moléculas, caracterizando assim um material de cadeia molecular longa.  

A principal característica da chapa UHMW é a sua “anti-aderência”, determinada pelo seu baixo coeficiente de atrito.  Além disso, a sua compatibilidade química e resistência ao impacto, são os benefícios encontrados e comprovados por todos os usuários do material em diferentes áreas da Indústria

Além disso, esse termoplástico possui um baixo peso específico e coeficiente de atrito, alta durabilidade e capacidade de auto lubrificação . Ele ainda é fácil de usinar, atóxico,  apresenta baixa absorção de água e reduz ruídos dos equipamentos.

Com essas  características citadas, o UHMW hoje, é considerado uma excelente  solução para ambientes abrasivos. Sendo utilizado em diversos  segmentos da  indústria, como por exemplo:

  •         Indústria de  De papel;
  •         Indústria Alimentícia;
  •         indústria Automobilística;
  •         Indústria Farmacêutica;
  •         Indústria Eletrônica;
  •         Indústria Química.

 

Tipos de Chapa UHMW

Atualmente, são disponibilizados diferentes tipos de chapa UHMW no mercado que além das características citadas acima possuem particulariedades na sua composição, sendo identificados, como:  Antiestático,  CP,  Ultraplac,  HT, 88-2.  Confira os 6 dos principais tipos de UHMW comercializados:

Antiestático

Como já diz o nome, o modelo antiestático não acumula energia estática. Por isso, ele evita choques, estragos nos sistemas elétricos e impede o surgimento de faíscas, evitando principio de incêndio e/ou explosões. Isso é muito importante, porque essas faíscas podem causar grandes desastres, como incêndios e explosões.

Então, o UHMW antiestático é ideal para locais que armazenam produtos ou equipamentos inflamáveis. Dessa forma, ele ajuda na segurança do ambiente.

CP

Já o UHMW CP (carga especial) tem material aditivado em sua formação para que as peças desse modelo sejam mais resistentes ao desgaste e ruído que os outros exemplares do polietileno.

Esse modelo do material é chamado de CP, porque ele é mais resistente justamente quando entra em contato com cargas especiais. Ou seja, com itens que geralmente têm excesso de peso ou dimensões muito grandes para o padrão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ultraplac

O UHMW Ultraplac é desenvolvido especialmente para ter uma alta resistência, maior dureza superficial, baixo coeficiente de atrito e menor custo. As chapas de Ultra Alto Peso Molecular já possuem essas características, porém a Ultraplac tem essas particularidades em um nível maior.

HT (HOT)

O modelo de chapa UHMW HT (High Temperature ou Alta Temperatura) tem como principal diferencial a sua elevada resistência à temperatura.

Ele possui as mesmas propriedades mecânicas que um UHMW padrão (standard), porém consegue resistir a uma temperatura de até 130 ºC durante um trabalho contínuo. E o UHMW HT faz isso sem perder suas propriedades mecânicas.

88-2

A principal diferença do UHMW 88-2 é que ele tem um silicone especial aditivado em sua composição. Dessa forma, ele se torna um polietileno com coeficiente de atrito baixíssimo. Devido a essa característica, a chapa de UHMW 88-2 é excelente para projetos que precisam de uma alta antiaderência.

UHMW 1900

Há ainda a resina de UHMW 1900, que é produzida na forma de guias e perfis. Esse elemento tem uma ótima resistência ao desgaste, auto lubrificação, alta durabilidade e performance. O custo-benefício é mais um grande diferencial do UHMW 1900.

Além de haver mais de um tipo de UHMW, esse material ainda é versátil porque certos modelos podem ser encontrados em diferentes formatos e cores. É possível adquirir uma chapa ou um perfil de UHMW padrão, por exemplo, na cor preta, azul, branca ou verde. Dessa maneira, seu projeto é funcional, seguro e ainda fica com visual que você imaginou.

Para que servem as peças de chapa UHMW

O polietileno Ultra Alto Peso Molecular é usado em:

  •         Revestimento de silos;
  •         Revestimento de caçambas de caminhões e colheitadeiras;
  •         Placas de deslizamento e desgaste;
  •         Placas formadoras de hambúrgueres;
  •         Guias de corrente e deslizamento;
  •         Anéis de vedação;
  •         Estrelas rotativas;
  •         Defensas para portos;
  •         Cilindros antiaderentes;
  •         Roldanas, roletas, roscas e engrenagens.

 

A Day Brasil trabalha com todos os materiais citados. Consulte nossa equipe técnica e comercial

entre em contato conosco para adquirir suas peças! 

 

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

Fitas adesivas Curiosidades

8 Curiosidades sobre fita adesiva

por Day Brasil

8 Curiosidades que você não pode dormir sem saber Leia mais >>

vinil cast e calandrado Curiosidades

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

por Day Brasil

Saiba como escolher o melhor vinil para o seu projeto Leia mais >>

UHMW Curiosidades

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

por Day Brasil

O que é ultra alto peso molecular? Leia mais >>

Acm, Kynar Curiosidades

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

por Day Brasil

ACM KYNAR OU PVDF: QUAL O TERMO CORRETO? Leia mais >>

Compacto ou alveolar Curiosidades

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

por Day Brasil

Conheça as diferenças entre os principais tipos de policarbonato Leia mais >>

Proteção acrílico Cases de Sucesso

Escritórios e academias – Conheça exemplos de aplicação de barreiras

por Day Brasil

Barreiras de proteção transparentes Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar