×
fitas adesivas industriais

Fitas adesivas industriais: conheça mais!

Por Brunno Alves

18 de November de 2019

Muito utilizada no cotidiano das casas, escolas e empresas, a fita adesiva está cada dia mais presente nas indústrias, substituindo os métodos tradicionais de colagem e fixação mecânica.

Para quem trabalhar no ramo industrial, conhecer as propriedades e aplicações das fitas adesivas é essencial. Confira as características do material, suas utilizações e vantagens.

 

O que são as fitas adesivas industriais?

Diferentemente das fitas que as pessoas estão acostumadas a usar no dia a dia, as fitas adesivas industriais possuem características mais específicas, e que são controladas durante todo o processo de fabricação. Afinal, dependendo da utilização na indústria, ela precisa ser mais resistente, aguentar variações de temperaturas, ser de fácil manuseio ou isolante.

Por este motivo, realizar diferentes testes e experimentos para verificar se as fitas adesivas industriais são capazes de realizar determinada função.

Atualmente, já foi comprovada a qualidade de diversos modelos e, por isso, eles estão sendo amplamente usados nas indústrias. Alguns dos mais procurados pelos profissionais do setor são: as fitas adesivas de alumínio, de algodão, as filamentosas e dupla-face.

 

Em quais setores as fitas adesivas industriais são utilizadas?

Muitas indústrias utilizam fitas adesivas industriais para diversas finalidades em seu processo produtivo. Dentre os setores que usam esse produto, podemos destacar o automotivo. Isso porque essa indústria não utiliza apenas uma fita adesiva, mas diversos modelos dela, capaz de desempenhar muitas funções, podendo ser encontrada desde a fase de produção do automóvel até a finalização dele.

As fitas adesivas são aplicadas na montagem de veículos, para amortecer ruídos, agrupar cabos, entre outros. A fita de tecido de algodão, por exemplo, é bastante usada no enfitamento de chicotes automotivos, enquanto a de crepe pode ser vista no mascaramento da pintura automotiva.

A indústria eletroeletrônica foi outra que se encantou com as vantagens das fitas adesivas industrias. Como o setor exige um material que tenha boa adesão e seja resistente a altas temperaturas, vários modelos do produto se encaixaram bem no serviço.

Hoje em dia, elas são utilizadas na fixação de LED, teclados de membranas, placas eletrônicas. A fita de poliimida, por exemplo, é muito indicada para isolamento elétrico de geradores, capacitores e motores.

Além dessas, a indústria de papel e impressão também aplica as fitas adesivas em seu cotidiano. Elas são usadas, principalmente, nas emendas de bobinas de papel durante a impressão de jornais, livros e revistas. A escolha da fita deve ser muito bem feita, pois há modelos que aderem a substratos com laminação e influenciam diretamente na produtividade da gráfica.

Mais setores da indústria utilizam as fitas adesivas, como o aeroviário, o de eletrodomésticos, o hospitalar, petrolífero, o da construção civil, entre outros. Essa grande aceitação do produto por parte das fábricas não é uma coincidência. Ela é uma prova de que a mudança nos métodos traz benefícios para os processos que são realizados em cada ramo.

 

Quais vantagens as fitas adesivas industriais podem trazer?

Cada fita tem suas particularidades para atender o setor em que são usadas. Contudo, há algumas vantagens que podem ser encontradas em praticamente todas elas, independente da função do produto. São esses benefícios que vamos enumerar agora.

 

1 – Alta resistência

As fitas adesivas industriais são sempre muito resistentes, porque elas precisam desempenhar bem suas funções. Em geral, elas resistem à água, poeira, sujeira e têm boa durabilidade. De acordo com o trabalho que vão realizar, elas também podem ser resistentes às variações do clima, temperaturas bastante altas ou baixas e produtos químicos.

 

2 – Fácil manuseio

Aplicar uma das fitas adesivas industriais é bem mais fácil que fixar parafusos ou fazer soldas. Então, o trabalho acaba ficando igualmente mais simples e prático. Não é preciso fazer força e a colagem é rápida. Sendo assim, ter um produto de fácil manuseio em uma indústria não apenas facilita o serviço, mas ainda otimiza o tempo de fabricação de cada mercadoria.

Esse é um ganho enorme para qualquer tipo de indústria, porque ele leva a um aumento de produtividade, já que os funcionários são capazes de fazer o trabalho em menos tempo.

 

3 – Melhoria de acabamentos

Como não é necessário realizar certas atividades que precisam de força, como uma soldagem ou colocar um parafuso, o acabamento fica mais bonito. Isso acontece porque não há rebarbas ou demais imperfeições visíveis. Essa melhoria também é positiva, pois, no final do trabalho, as fitas adesivas industriais causam menos sujeira que os métodos tradicionais.

 

4 – Distribuição das tensões

Como as fitas dupla face de espuma acrílica são coladas em boa parte da superfície do item, a tensão é igualmente distribuída e não fica em um ponto específico do produto, como acontece com os rebites, pregos e parafusos. Esse fato torna a fita um material mais funcional e seguro.

 

5 – Remoção limpa

Alguns modelos de fitas adesivas industriais possuem em sua composição um adesivo especialmente formulado para não deixar resíduo depois que a fita é removida da superfície onde foi aplicada.

Esta característica é importante, pois evita retrabalhos com limpeza e deixa os produtos com melhor acabamento, como é o caso das fitas azuis utilizadas internamente em geladeiras e freezers.

Essas são as principais vantagens das fitas adesivas industriais, que podem ser encontradas em quase todas as aplicações que são feitas da mercadoria. Agora que você já sabe o que elas são e o porquê estão encantando os profissionais da indústria, pode refletir se vale a pena utilizá-las no seu negócio também.

Saiba mais sobre os modelos de fitas adesivas utilizadas na indústria, fale com um especialista

 

Brunno Alves

Marketing Production - CRM

Você também pode gostar...

fachadas de acm Aplicações de Produto

Fachada de ACM, conheça todas as vantagens

por Brunno Alves

Fachada de ACM, conheça todas as vantagens Leia mais >>

Policarbonato ou vidro? Curiosidades

Policarbonato ou vidro? Como fazer a melhor escolha

por Brunno Alves

O policarbonato e o vidro são bastante utilizados na construção civil Leia mais >>

policarbonato garagem Curiosidades

Cobertura para garagem em policarbonato

por Brunno Alves

Uma garagem sem cobertura pode gerar problemas para o veículo Leia mais >>

fitas adesivas industriais Curiosidades

Fitas adesivas industriais: conheça mais!

por Brunno Alves

Fitas adesivas industriais: conheça mais! Leia mais >>

Mix de peças usinadas Curiosidades

Peças usinadas: entenda como os custos são calculados

por Brunno Alves

Peças usinadas: entenda como os custos são calculados Leia mais >>

fita adesiva para construção Aplicações de Produto

Fita adesiva para construção civil

por Brunno Alves

Fitas adesivas para construção Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar