×
Caixa papelão

Caixa de papelão novo ou reciclado? Veja como escolher a fita certa

Por Day Brasil

12 de February de 2021

As fitas adesivas são itens essenciais tanto no varejo quanto na indústria, porque elas são fundamentais no processo de embalagem e fechamento caixas de papelão. Atualmente, muitos empresários tentam economizar recursos comprando as fitas mais baratas do mercado.

Contudo, nem sempre a fita adesiva mais acessível vai atender as necessidades de todos os negócios. Então, não é toda vez que vale a pena comprá-la. A fita usada para empacotar bem uma caixa feita de papelão reciclado, por exemplo, não é a mesma que a utilizada para empacotar uma caixa feita de papelão novo.

Sendo assim, é necessário conhecer o que é melhor para cada caso para fazer um bom trabalho e não desperdiçar recursos. Afinal, ao comprar a fita errada, a empresa vai perder recursos e ainda terá que gastar mais para adquirir o produto adequado.

Por isso, a seguir, vamos explicar qual é a melhor fita adesiva para o papelão reciclado e o novo. Confira!

 

Fita de empacotamento
Fita adesiva impressa Tectape 308 – Adesivo hotmelt

 

Melhor fita para empacotar papelão reciclado

 

A fita adesiva mais indicada para o empacotamento de papelão reciclado é a fita com adesivo hot melt. Ela tem adesivo feito de polímeros termoplásticos e uma base de borracha sintética. Já o seu dorso é de polipropileno.

Esse produto é bom para as caixas feitas de papelão reciclado devido a certas características que ele possui, principalmente sua adesão. Abaixo, separamos algumas particularidades importantes de uma fita adesiva para você saber mais sobre a hot melt e conferir se ela é ideal para as necessidades de seu negócio.

 

Adesão

 

A fita hot melt tem um poder de adesão inicial muito grande. Por isso, ela tem uma performance incrível na colagem, principalmente em caixas de papelão recicladas e em embalagens muito pesadas.

Devido a essa alta adesão inicial, a fita hot melt pode ser aplicada em diversas superfícies. Além das caixas de papelão reciclado e de empacotamentos pesados, por exemplo, ela também pode ser usada em embalagens plásticas.

 

Temperatura

 

O desempenho das fitas adesivas pode variar de acordo com a temperatura do ambiente. Sendo assim, é muito importante saber em qual clima o modelo que você deseja comprar funciona bem para analisar se ele é adequado para seus objetivos.

A fita hot melt trabalha muito bem quando está em temperaturas constantes. Já em temperaturas muito extremas, sejam altas ou baixas, esse produto não tem um desempenho tão bom.

Resistência ao envelhecimento

 

Com o passar do tempo, a exposição ao sol e aos raios UV, a fita adesiva hot melt tende a amarelar.  Por isso, esse modelo não é o mais indicado para empacotar caixas de papelão recicladas que não vão ficar armazenadas por um período longo de tempo.

Essas características deixam claro que a hot melt deve ser usada em seu negócio se ele trabalha com caixas produzidas com papelão reciclado, pois ela é ideal para esse tipo de empacotamento. Além disso, ela pode ter um desempenho melhor ainda se sua empresa a usar em caixas que vão ficar armazenadas em temperatura ambiente e por pouco tempo.

Hoje, existem diversos modelos de diferentes marcas da fita hot melt no mercado. Então, antes de comprar um exemplar, também é importante saber quais são as melhores.

Aqui na Day Brasil, por exemplo, trabalhamos com a marca Tectape que tem um mix bastante completo de fitas. Se estiver buscando fitas adesivas hot melt para empacotar papelão reciclado, você pode optar pela Tectape 313, 306 ou 307.

Antes de comprar uma fita, lembre-se de que é sempre recomendado testá-la nas reais condições de aplicação para confirmar se o adesivo é compatível com o papelão usado pela empresa.

 

Melhor fita para empacotar papelão novo

 

O empacotamento de caixas feitas com papelão novo deve ser realizado com uma fita adesiva acrílica. Assim como a hot melt, essa fita tem o dorso de polipropileno. Mas, o seu adesivo é produzido a partir de resinas acrílicas e sua base principal é formada por polímeros de acrilato.

Da mesma forma que a hot melt, a fita acrílica tem características que fazem com que ela seja ideal para o papelão novo. Abaixo, separamos as mesmas particularidades importantes de qualquer tipo de fita adesiva para que você possa saber mais sobre a acrílica e compará-la com a hot melt.

 

Adesão

 

A fita acrílica não tem uma adesão inicial tão alta, por exemplo, quanto a hot melt. Por isso, ela é mais indicada para papelões novos. Mas, mesmo não tendo uma adesão tão grande quanto a hot melt, ela ainda assim tem uma excelente aderência e funciona super bem no fechamento de embalagens e pacotes em geral.

 

Temperatura

 

Diferentemente da hot melt, a fita adesiva acrílica tem seu melhor desempenho quando trabalha em temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas. Além disso, ela também funciona muito bem em condições de alta umidade.

Sendo assim, esse produto é ideal para lacrar caixas que vão ficar armazenadas por bastante tempo e que precisam de resistência contra as variações climáticas. Então, se suas caixas de papelão novo vão demorar para serem abertas, a fita adesiva acrílica vai ajudar a conservar bem seu empacotamento.

 

Resistência ao envelhecimento

 

Além de ser resistente às variações climáticas, a fita adesiva acrílica é resistente ao envelhecimento. Ela não amarela com o passar do tempo e, por isso, não é preciso ficar preocupado com a aparência do empacotamento mesmo que ele fique armazenado por um período considerável.

As opções de fita adesiva acrílica no mercado também são diversas. Na Day Brasil, trabalhamos novamente com a Tectape para fornecer os melhores modelos para nossos clientes.

Se você busca uma fita adesiva acrílica para empacotar suas caixas feitas de papelão novo pode escolher a 301. Assim como no caso das fitas hot melt, o mais indicado é testar o produto selecionado antes de comprá-lo para garantir que ele é o melhor para suas caixas.

 

Agora que sabe qual fita adesiva é mais adequada para o papelão reciclado e o novo, você pode comprar a certa e evitar desperdícios de recurso em sua empresa.

 

Caso ainda esteja em dúvida sobre qual modelo adquirir entre as opções de hot melt ou acrílicas, fale com o nosso time de vendas !

 

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

ACM Aplicações de Produto

ACM – Conheça toda a versatilidade do Tecbond

por Day Brasil

Tudo o que você pode fazer com o Tecbond Leia mais >>

Caixa papelão Cases de Sucesso

Caixa de papelão novo ou reciclado? Veja como escolher a fita certa

por Day Brasil

Caixa de papelão novo ou reciclado? Veja como escolher a fita certa Leia mais >>

HP Látex Aplicações de Produto

HP Látex 700 e 800 séries é na DAY BRASIL

por Day Brasil

HP anuncia novo portfólio de impressoras Látex - oferecendo níveis inéditos de versatilidade e sustentabilidade em impressão Leia mais >>

Selante de poliuretano Curiosidades

Selante de Poliuretano ou de Selante Silicone?

por Day Brasil

Comparamos para você, conheça todas as diferenças. Leia mais >>

divisória mesa Aplicações de Produto

Policarbonato – Como utilizar para proteção na Indústria

por Day Brasil

Todas as possibilidades de aplicação do material mais versátil utilizado na indústria Leia mais >>

policarbonato lexan Curiosidades

Instruções de limpeza de chapas de policarbonato Lexan

por Day Brasil

Veja recomendações de limpeza se aplicam a todos as chapas de policarbonato LEXAN™ Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar