×
ACM

ACM – Conheça toda a versatilidade do Tecbond

Por Day Brasil

22 de February de 2021

O ACM é um revestimento muito utilizado em projetos da construção civil, arquitetura e de design de interiores no Brasil. Ele ganhou bastante espaço nos projetos brasileiros graças às diversas vantagens que possui.

Entre as principais características do ACM Tecbond que são benéficas para os projetos está a versatilidade. Afinal, é ela que permite que o material seja usado em diferentes setores.

A seguir, vamos explicar o porquê o ACM é tão versátil para que você possa conhecer bem esse material e entender o quanto ele é interessante para o seu projeto. Confira!

 

 

 

 

O que é o ACM

A sigla ACM significa Aluminium Composite Material, ou seja, material de alumínio composto. O ACM é composto por chapas de alumínio e o termoplástico polietileno de baixa densidade ou núcleo mineral FR.

Devido à sua versatilidade, ele é usado em diversos projetos. Atualmente, ele pode ser visto principalmente em:

  • Fachadas (tanto comerciais quanto residenciais);
  • Ambientes internos de estabelecimentos comerciais e residenciais;
  • Varandas e ferros;
  • Painéis e totens publicitários;
  • Áreas hospitalares.

Além de ser versátil, o ACM Tecbond também possui outras vantagens que fazem com que ele seja escolhido para vários projetos. Um benefício de escolher as chapas desse material, por exemplo, é que elas podem manter uma temperatura confortável nos prédios.

Isso acontece porque as chapas são aplicadas na superfície, mas elas podem ser feitas com um vão que permite que o ar circule livremente.

Mais uma característica importante que influenciou na popularidade desse material é o seu impacto visual. As chapas de ACM são consideradas elegantes, modernas e conseguem trazer muita beleza para um espaço.

Outras vantagens do ACM são: o valor mais acessível quando comparado a outros materiais, alta durabilidade, resistência, sustentabilidade, fácil instalação e manutenção.

 

Versatilidade do ACM

Para entender por que o ACM é tão versátil e é usado em tantos prédios, edificações  e residências, confira as características que listamos abaixo:

Cores

Hoje em dia, é possível encontrar chapas de ACM Tecbond em diversas cores, desde as mais chamativas até as mais sóbrias e neutras. Isso é ótimo, porque permite que o material combine com diversas ideias de design.

Se a ideia do projeto for construir um ambiente divertido e jovem, por exemplo, o responsável pode escolher chapas com cores bem vivas, como vermelho, azul ou amarelo. Já se a ideia é criar um espaço clean e sóbrio, as chapas brancas ou metalizadas são escolhas interessantes.

Então, independente do projeto que planeja fazer em seu imóvel, as chapas de ACM podem combinar com ela.

 

Texturas

Além de poder ter diferentes cores, as chapas de ACM também podem imitar a aparência e textura de outros materiais. Essas chapas podem se parecer, por exemplo, com madeira, mármore, granito, entre outros elementos.

O benefício de usar o ACM Tecbond que se parece com outros materiais é que o projeto sai bem mais em conta. Digamos que em um projeto sejam usadas chapas de ACM que se parecem com mármore em vez do material de verdade. Esse serviço com certeza vai ter um custo menor que usar o mármore real, porque este material tem um valor bem elevado.

Utilizar as chapas de ACM no lugar dos outros materiais também pode trazer outros benefícios, como fazer um projeto mais sustentável. Optar pela chapa em vez da madeira natural, por exemplo, com certeza vai ser benéfico para o meio ambiente.

 

Maleabilidade

Outra característica que dá bastante versatilidade para o ACM é a sua maleabilidade. Ele tem um grau alto de maleabilidade, que permite que ele seja moldado em diferentes formatos e se adapte mais facilmente nos contornos de qualquer ambiente, como uma fachada.

O ACM ainda é um material leve. Sendo assim, cortar, dobrar e deixar as chapas na forma desejada não é um trabalho tão complicado e cansativo. Já outros elementos, como a madeira, não são tão maleáveis e nem sempre podem ser formatados para encaixar bem no projeto.

 

Aplicação em diferentes superfícies

As chapas de ACM Tecbond também podem ser aplicadas em diferentes superfícies, até mesmo em locais com curvas em que é mais difícil colocar praticamente qualquer material.

Então, ele pode ser uma boa opção para projetos em que há curvas ou superfícies mais difíceis de realizar aplicações. Afora a colocação em diferentes superfícies, esse material também pode ser usado com objetivos distintos.

Geralmente, ele é escolhido somente para embelezar o local, mas ele pode ser usado com outros propósitos. Como foi dito, as chapas de ACM são capazes de melhorar a temperatura dos ambientes. Sendo assim, elas podem ser usadas como um isolante térmico.

Outra opção interessante é usar o material como um isolante acústico, porque ele consegue bloquear os sons e ruídos vindos de outros ambientes. Para isso, as chapas precisam ser instaladas nas paredes do espaço que deve ter isolamento acústico ou térmico.

 

Combina com outros materiais

O ACM Tecbond é um material muito bonito e que pode embelezar um ambiente sozinho, trazendo sofisticação para ele. Mas, esse elemento ainda combina com outros materiais.

Isso é ótimo, pois permite que os espaços com ACM fiquem ainda mais bonitos. Esse material combina, por exemplo, com vidro, aço, letreiros luminosos e letras caixas. Essa é mais uma razão pela qual esse material é bastante usado em fachadas e paredes de estabelecimentos comerciais.

 

ACM FR

É importante mencionar ainda que há mais de um modelo de chapa de ACM Tecbnd. Existe a comum de polietileno e a ACM FR (Fire Resistant), que é feita com uma carga mineral que impede a propagação de fogo e gases tóxicos em casos de incêndio.

O ACM FR é ideal para projetos que desejam ter uma segurança extra em seu espaço. Esse modelo com um composto diferente faz com que o material seja ainda mais versátil e se encaixe em mais construções.

Depois de conferir essas características, ficou claro que o ACM é um produto bastante versátil e que tem grandes chances de combinar com o seu projeto. Aqui na Day Brasil, vendemos diversos tipos de chapas de ACM e também as personalizamos, caso seja necessário.

Então, entre em contato com o nosso time de vendas para saber como você pode aproveitar o ACM em seu projeto!

 

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

Fitas adesivas Curiosidades

8 Curiosidades sobre fita adesiva

por Day Brasil

8 Curiosidades que você não pode dormir sem saber Leia mais >>

vinil cast e calandrado Curiosidades

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

por Day Brasil

Saiba como escolher o melhor vinil para o seu projeto Leia mais >>

UHMW Curiosidades

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

por Day Brasil

O que é ultra alto peso molecular? Leia mais >>

Acm, Kynar Curiosidades

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

por Day Brasil

ACM KYNAR OU PVDF: QUAL O TERMO CORRETO? Leia mais >>

Compacto ou alveolar Curiosidades

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

por Day Brasil

Conheça as diferenças entre os principais tipos de policarbonato Leia mais >>

Proteção acrílico Cases de Sucesso

Escritórios e academias – Conheça exemplos de aplicação de barreiras

por Day Brasil

Barreiras de proteção transparentes Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar