×
Acm, Kynar

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

Por Day Brasil

9 de April de 2021

O ACM (Aluminium Composite Material), ou material de alumínio composto em português, está sendo bastante utilizado em projetos de construção civil. A chapa desse elemento se popularizou, porque ele é versátil, flexível e muito bonito.

Devido a essas características, ele é muito usado em fachadas de edifícios e em decorações de interiores tanto em construções comerciais quanto residenciais. Além disso, há mais de um tipo de chapa de alumínio que pode ser utilizada em projetos.

A diversidade de modelos é excelente, pois permite que os painéis sejam aplicados em milhares de serviços. mas, é importante entender sobre o tipo de pintura, pois é ela quem irá determinar a garantia do produto. Você com certeza já ouviu falar, por exemplo, do ACM Kynar ou PVDF.

Porém, você sabe qual é a diferença entre eles ou se, na verdade, existe apenas um termo correto entre ambos? Para acabar com essa dúvida bem comum, vamos explicar a seguir qual é o termo certo entre ACM Kynar e PVDF.

Dessa forma, você saberá do que está falando e qual é a melhor forma de se referir ao material. Continue lendo e confira!

 

O que é o ACM Kynar e PVDF

É muito normal ouvir leigos e até profissionais falando de ACM Kynar e PVDF como se ambos fossem sinônimos. Contudo, eles não são exatamente o mesmo produto e é fundamental que você saiba disso para se comunicar da forma correta com outras pessoas.

O PVDF é uma resina utilizada na pintura da chapa de ACM, sendo que sua sigla significa resina de fluoreto de polivinilideno. Sendo assim, ele é um tipo de material usado para diferenciar modelos de painéis de alumínio composto. Uma chapa de alumínio composto pode ser, por exemplo, de PVDF ou de poliéster. 

Mas, e o que é o ACM Kynar? Kynar, na verdade, é uma marca registrada da resina PVDF.  Uma instituição francesa é uma das produtoras da resina PVDF no mundo e ela vende o elemento sob o nome comercial de Kynar 500.

A resina PVDF ficou muito conhecida como Kynar, porque nos anos 1980. Essa instituição Francesa  foi a única produtora do material. 

Então, o nome da resina acabou se confundindo com o da marca, já que essa era a única opção de resina PVDF que as pessoas conseguiam comprar. Porém, a empresa acabou repassando uma de suas linhas de fabricação e abriu o mercado do segmento.   

Portanto, Hoje em dia é possível encontrar resinas de PVDF de diversas empresas no mercado e não somente a Kynar. 

 

Qual é o termo correto

Por isso, usar os dois termos como sinônimos nem sempre é correto. Caso esteja se referindo a uma chapa de ACM feita com o produto da Instutuição francesa, por exemplo, você pode dizer que ela é ACM Kynar.

Mas, se quiser fazer referência à resina PVDF, o mais indicado é utilizar esse termo mais técnico. Afinal, o produto em questão pode ser de outra marca. Digamos que você está apenas comparando os tipos de chapa de ACM, como os feitos com resina de poliéster e PVDF, sem mencionar empresas.

Nesse caso, o correto é usar a expressão resina de PVDF, porque você está se referindo ao material e não uma marca específica. Esses exemplos deixam claro que ambos os termos podem estar corretos, dependendo do contexto. Sendo assim, lembre-se de analisar o contexto antes de escolher qual expressão usar.

 

Somente o ACM Kynar tem qualidade?

Não! Até hoje a ACM Kynar se confunde como o nome da resina de PVDF. Mas, isso não significa de forma nenhuma que o ACM com resina Kynar é o único que tem qualidade ou, ainda, que ele é o melhor entre todas as opções.

Diversas marcas de resina PVDF também oferecem muita qualidade para seus clientes, inclusive, a da Day Brasil. 

Veja por exemplo o ACM Tecbond da Day Brasil, é o de melhor qualidade no país e utiliza pintura PVDF, é a marca focada na produção de chapas de ACM.

Ela produz chapas com resina PVDF, com e poliéster e garante uma alta qualidade em todos os seus materiais. Então, além de se lembrar de quando usar cada termo para as chapas de ACM, você ainda deve pesquisar as opções do mercado antes de optar pela Kynar.

Isso é fundamental, porque pode ser que haja uma resina mais adequada para o seu projeto. Isto é, que atenda melhor suas necessidades e se encaixe mais facilmente em seu orçamento.

Dessa maneira, é essencial que você não se prenda somente no nome que ficou mais famoso no ramo e analise bem as características de cada opção para escolher a que será usada em seu projeto.

 

Características do ACM PVDF

Os painéis de ACM feitos com resina de PVDF costumam ser muito resistentes e terem alta durabilidade. Por isso, eles são ideais para projetos que precisam de painéis com grande resistência.

Além disso, chapas de ACM de resina PVDF tem uma variedade de cores. Sendo assim, elas possuem uma aparência que é capaz de transformar uma fachada ou ambiente. Porém, é importante analisar bem todas as características do painel durante a seleção, porque nem todos eles são de alta qualidade.

Alguns deles, por exemplo, são fabricados com uma porcentagem pequena da resina para que as empresas consigam economizar na produção.  Mas, isso prejudica a aparência, durabilidade e resistência da peça. Então, atente-se a estes detalhes quando precisar escolher chapas de ACM de PVDF.

Agora que você sabe a diferença entre ACM Kynar, PVDF, quando usar cada termo e até como escolher a sua chapa de alumínio composto, será muito mais fácil discutir sobre esses produtos e selecionar um para seus serviços.

E, caso você queira saber mais detalhes técnicos sobre as chapas de ACM de resina PVDF, entre em contato conosco para que possamos tirar suas dúvidas e lhe mostrar nossa opção!

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

Fitas adesivas Curiosidades

8 Curiosidades sobre fita adesiva

por Day Brasil

8 Curiosidades que você não pode dormir sem saber Leia mais >>

vinil cast e calandrado Curiosidades

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

por Day Brasil

Saiba como escolher o melhor vinil para o seu projeto Leia mais >>

UHMW Curiosidades

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

por Day Brasil

O que é ultra alto peso molecular? Leia mais >>

Acm, Kynar Curiosidades

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

por Day Brasil

ACM KYNAR OU PVDF: QUAL O TERMO CORRETO? Leia mais >>

Compacto ou alveolar Curiosidades

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

por Day Brasil

Conheça as diferenças entre os principais tipos de policarbonato Leia mais >>

Proteção acrílico Cases de Sucesso

Escritórios e academias – Conheça exemplos de aplicação de barreiras

por Day Brasil

Barreiras de proteção transparentes Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar