×
fita adesiva para construção

Fita adesiva para construção civil

Por Brunno Alves

7 de November de 2019

As fitas adesivas para construção estão no cotidiano, a maioria das pessoas já utilizou um tipo de fita adesiva, seja em casa, no trabalho ou na escola. Contudo, você sabia que esse produto também é bastante usado no ambiente da construção civil?

Como possuem várias aplicações, os modelos de fitas auxiliam muito no serviço de quem está trabalhando em uma obra. A fita adesiva pode ser usada em diversos momentos, por exemplo, em montagens e fixações de painéis.

Para cada tarefa há um tipo de fita que é mais adequado. Sendo assim, para que você não tenha problemas no seu projeto, vamos explicar quais são os modelos mais utilizados no ramo, em quais situações essas fitas são aplicadas e quais as vantagens de usá-las. Continue lendo nosso post e confira!

 

Fitas adesivas para construção civil mais utilizadas

 

1. Fita Dupla Face

Dentre as fitas adesivas para construção civil, esse o mais utilizado pelos construtores e instaladores. Dependendo do serviço que ela realizará, ela tem características diferentes, como maior resistência ou maior flexibilidade.

Ela é aplicada em vários momentos da construção, desde a estruturação da obra até na decoração do espaço. Uma das funções que a fita dupla face mais realiza é a aplicação de substratos rígidos, já que ela geralmente não fica visível no acabamento final, melhora o aspecto visual, garantindo uma aparência mais limpa para os acabamentos.

Algumas das aplicações do produto no setor da construção civil são: nas fixações de chapas de ACM, frisos, espelhos e peças decorativas, fixação de painéis arquitetônicos, painéis em portas e barras de reforço, e até em divisórias de escritórios, em tetos aquecidos e mobiliários. Já as que são utilizadas para a fixação de painéis de ACM devem ser bastante resistentes, pois elas fazem o trabalho que um parafuso, rebite ou uma cola líquida fariam antigamente. Então, elas têm que durar muito e aguentar as adversidades do local, como diferentes temperaturas e raios UV.

 

2. Demarcação de Solo com fita adesiva

As fitas de demarcação de solo costumam ser usadas na construção civil, principalmente, para sinalizar áreas áreas de atenção em um edifício. Além disso, em locais prontos, elas são utilizadas para dar destaque a portas de vidros, pisos e escadas. Ou seja, a função da fita, que pode ser chamada ainda de fita de sinalização, é garantir a segurança do local.

Ela é fabricada com filme de PVC e revestida com adesivos de borracha, para que seja flexível e resistente ao mesmo tempo. Dessa maneira, o produto pode ser colado em diversas regiões, e é capaz de suportar o trânsito de pedestres, a água e diferentes temperaturas. A fita geralmente é feita em diferentes cores e cada uma delas tem um significado.

Por exemplo, a vermelha costuma ser utilizada para alertar sobre perigo e só pode ser usada em equipamentos contra incêndio. Por isso, elas são normalmente vistas em volta de extintores, alarmes e saídas de emergências.

A amarela e as fitas zebradas, que também são bastante conhecidas, indicam cuidado em locais de risco, como plataformas de embarque no metrô, pisos escorregadios e escadas. Em locais em que não é permitido pintar a parede ou o solo, as fitas adesivas são uma ótima opção para evitar acidentes.

 

3. Fita adesiva de PVC Anticorrosiva

As fitas de PVC com tratamento anticorrosivo são aplicadas pelos trabalhadores para proteger alguma parte da construção. Como a fita tem essa propriedade de ser anticorrosiva, ela é capaz de preservar certas instalações, por exemplo, as tubulações de gás encanado, água, oleodutos e gasodutos. Por isso, essas áreas costumam ser revestidas com o produto.

Essa fita adesiva é indicada ainda para proteger a colocação de telhas de alumínio e a estrutura do telhado. No último caso, quando a edificação de ferro do telhado entra em contato com as telhas de alumínio, pode ocorrer uma corrosão galvânica, ou seja, um metal corrói o outro. Colocar a fita adesiva de PVC Anticorrosiva no local evita esse tipo de problema.

 

4. De Tecido Multiuso

Assim como as fitas dupla face, as de tecido multiuso também possuem diversas aplicações na construção civil e em manutenções em geral. Por ter alta adesão inicial e facilidade de aplicação em superfícies irregulares, ela é muito usada em vedações de tubos, canos, emendas, colocações de carpetes e até telhas metálicas.

Uma de suas principais funções no setor é realizar emendas de dutos de refrigeração na instalação de ar-condicionado.

A fita de tecido multiuso é produzida com tecido de poliéster laminado com filme de polietileno a prova d’água e é revestida com adesivo de borracha natural.

 

5. Fita Crepe

Outra fita adesiva para construção civil é a famosa crepe. Ideal para mascaramento das juntas de ACM para aplicação de silicone neutro e para mascaramento de pinturas imobiliárias. Elas ainda são versáteis a ponto de serem aplicadas até em fixações leves e embalagens.

 

Vantagens de usar fita adesiva para construção civil

Não é à toa que a fitas adesiva para construção civil vêm, cada vez mais, sendo requisitadas no ramo. Quando em comparação com os métodos tradicionais, a aplicação dessas traz vários benefícios para quem está trabalhando em uma obra.

O primeiro deles é a qualidade do produto. Esses modelos de fita adesiva, frequentemente, são resistentes, têm durabilidade elevada e não são influenciados pelas adversidades dos ambientes, como a sujeira e a temperatura. Eles ainda são bem flexíveis e podem se adequar a situações distintas.

A economia é mais uma vantagem de mudar o modo de produção no setor da construção. Os custos com materiais e mão-de-obra podem ser reduzidos ao substituir os produtos convencionais pelas fitas. Além disso, os processos tornam-se mais rápidos e práticos. Afinal, é mais simples colar os adesivos que pregar parafusos ou fazer soldas.

Outros dois pontos positivos derivados dessa praticidade são o melhor acabamento da peça e a limpeza no final do trabalho. Como não há marcas de soldas, furos e rebarbas, o resultado do serviço fica mais bonito e não gera sujeira no ambiente.

Atualmente, as fitas adesivas são amplamente utilizadas no ramo da construção. Independente do modelo, elas trazem diversas vantagens para os construtores e trabalhadores do setor, como economia e praticidade. Sendo assim, esse produto é uma boa pedida para quem trabalha no ramo.

Agora que você já sabe quais são as fitas utilizadas em uma construção, descubra como acertar na compra.

Brunno Alves

Marketing Production - CRM

Você também pode gostar...

fachadas de acm Aplicações de Produto

Fachada de ACM, conheça todas as vantagens

por Brunno Alves

Fachada de ACM, conheça todas as vantagens Leia mais >>

Policarbonato ou vidro? Curiosidades

Policarbonato ou vidro? Como fazer a melhor escolha

por Brunno Alves

O policarbonato e o vidro são bastante utilizados na construção civil Leia mais >>

policarbonato garagem Curiosidades

Cobertura para garagem em policarbonato

por Brunno Alves

Uma garagem sem cobertura pode gerar problemas para o veículo Leia mais >>

fitas adesivas industriais Curiosidades

Fitas adesivas industriais: conheça mais!

por Brunno Alves

Fitas adesivas industriais: conheça mais! Leia mais >>

Mix de peças usinadas Curiosidades

Peças usinadas: entenda como os custos são calculados

por Brunno Alves

Peças usinadas: entenda como os custos são calculados Leia mais >>

fita adesiva para construção Aplicações de Produto

Fita adesiva para construção civil

por Brunno Alves

Fitas adesivas para construção Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



Voltar