×
Selante de poliuretano

Selante de Poliuretano ou de Selante Silicone?

Por Day Brasil

8 de February de 2021

Aplicar bons selantes de silicone ou selante de poliuretano em serviços da construção civil é fundamental, porque esse produto é responsável por vedar juntas. Ou seja, ele atua como uma barreira contra a entrada de ar, pó, ruído, água e evita o aparecimento de vazamentos e infiltrações.

Além disso, um selante de qualidade impede a formação de rachaduras e ressecamentos.  Hoje em dia, existem diversos tipos de selante no mercado, então escolher esse selante de qualidade pode não ser uma tarefa tão fácil.

Por isso, vamos comparar os selantes de silicone e os feitos de Poliuretano, que são dois modelos utilizados atualmente na construção civil brasileira. Continue lendo para descobrir qual usar em seu trabalho!

 

O que é selante de silicone e de Poliuretano?

 

O selante de silicone começou a ser utilizado no Brasil na década de 60 e até hoje está presente em projetos da construção civil graças às vantagens que ele possui. Atualmente, existe mais de um tipo de selante de silicone, sendo que entre os principais estão o acético e o neutro.

O primeiro modelo tem um odor parecido com o do vinagre e é indicado para ambientes internos e superfícies lisas, como azulejos, vidros comuns e alumínio. Ele não pode ser aplicado, por exemplo, em vidros laminados e aramados, cobre, superfícies porosas, espelhos e chapas galvanizadas. Isso é proibido porque o selante de silicone acético pode causar a oxidação, corrosão e enferrujamento dessas superfícies.

Por outro lado, o selante neutro não tem uma contraindicação. Ele é bastante usado em cimento e concreto, pois tem uma grande aderência nesses materiais. O produto é utilizado ainda para vedar as juntas de dilatação do ACM e até para reparar selantes que foram danificados por agentes externos.

O selante de Poliuretano, que é feito de poliuretano e solventes, também começou a ser usado no Brasil na década de 60. Algumas de suas principais características são a elasticidade, o fraco odor e a baixa permeabilidade a gases.

 

Por que escolher o selante de silicone

 

Apesar de ambos os selantes serem utilizados no Brasil há bastante tempo, o modelo de silicone apresenta certas vantagens em relação ao de PU. Por isso, abaixo, separamos as 5 principais razões para você escolher o selante de silicone em seu projeto em vez do feito de Poliuretano:

 

Versatilidade

 

O selante de silicone é encontrado de diversas formas no mercado e seus tipos têm diferentes aplicações. O acético, por exemplo, pode ser usado em vidros comuns, enquanto o neutro deve ser utilizado nos laminados e aramados.

Além dessas superfícies, o material ainda pode ser aplicado em outros elementos. Sendo assim, o selante de silicone é versátil e permite que você o utilize em diferentes trabalhos.

Essa versatilidade é uma grande vantagem, porque como é possível usá-lo em diversos trabalhos, você pode economizar ao utilizar o mesmo produto em diferentes projetos. E, ainda, ao não precisar trocar sempre de produto, você consegue se familiarizar mais com o selante. Consequentemente, o trabalho com ele fica cada vez melhor.

 

Resistência

 

O selante de silicone é um produto inorgânico que tem como característica a resistência a intempéries e raios UV (ultravioletas). Já o Poliuretano é um produto orgânico e possui uma resistência menor à exposição solar.  Então, escolher um selante de silicone é uma forma de garantir que a sua vedação será mais resistente.

 

Alta durabilidade

 

Por ser muito resistente, o produto feito de silicone também tem uma durabilidade mais alta que o de PU. Geralmente, a vida útil do selante de silicone é 3 vezes maior que o de poliuretano.

Sendo assim, ele não racha, esfarela ou abre com a mesma facilidade que o Poliuretano e faz com que a vedação dure por mais tempo. Essa alta durabilidade ainda garante um ótimo custo benefício ao produto, já que demora para ser necessário realizar outra vedação no local.

O selante de silicone também tem um bom custo benefício em comparação ao PU, pois com uma quantidade menor do produto é possível fazer uma vedação de qualidade. Já o poliuretano demanda uma quantidade maior de selante para realizar uma boa vedação.

 

Estética

 

A estética de uma vedação também é influenciada de acordo com o produto usado para fazer o serviço. Isso acontece porque o selante de PU não tem tanta estabilidade de cor como o de silicone.

Então, o local da vedação pode amarelar, por exemplo, com mais facilidade quando é feito com o produto de PU, principalmente se estiver exposto a intempéries. Afinal, esse material tem uma resistência menor à exposição solar.

 

Aplicação simples

 

Aplicar o selante de silicone é uma atividade bem simples, em que é preciso somente limpar a superfície, realizar a aplicação com uma pistola adequada e aguardar o tempo necessário para que a cura seja eficiente.

Durante a aplicação, é importante lembrar de observar se o produto preencheu todo o espaço. Após terminar o trabalho, é preciso esperar o selante secar. Esse tempo de espera pode variar de acordo com as condições do ambiente e da camada de produto que foi usada no local.

Essas características mostram como é vantajoso usar o selante de silicone em seu trabalho em vez do selante de PU. Por isso, você precisa considerá-lo para seu serviço. A Day Brasil oferece diversos tipos de selantes de silicone para que todo cliente possa encontrar um modelo adequado para sua necessidade.

Então, para saber mais sobre esse produto e descobrir qual é o melhor modelo para seu negócio, entre em contato com o nosso time de vendas!

 

 

Day Brasil

Gerente de Marketing Day Brasil

Você também pode gostar...

Fitas adesivas Curiosidades

8 Curiosidades sobre fita adesiva

por Day Brasil

8 Curiosidades que você não pode dormir sem saber Leia mais >>

vinil cast e calandrado Curiosidades

Conheça as diferenças entre o vinil Cast e o Calandrado

por Day Brasil

Saiba como escolher o melhor vinil para o seu projeto Leia mais >>

UHMW Curiosidades

CHAPA UHMW: Afinal de contas, o que é?

por Day Brasil

O que é ultra alto peso molecular? Leia mais >>

Acm, Kynar Curiosidades

ACM KYNAR ou PVDF: qual o termo correto?

por Day Brasil

ACM KYNAR OU PVDF: QUAL O TERMO CORRETO? Leia mais >>

Compacto ou alveolar Curiosidades

Tipos de policarbonato – Entenda a diferença entre compacto e alveolar

por Day Brasil

Conheça as diferenças entre os principais tipos de policarbonato Leia mais >>

Proteção acrílico Cases de Sucesso

Escritórios e academias – Conheça exemplos de aplicação de barreiras

por Day Brasil

Barreiras de proteção transparentes Leia mais >>

Precisa de ajuda? Fale conosco

Converse com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp.

  • Construção Civil e
    Comunicação Visual

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

  • Indústria

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

    Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



    Voltar

      Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.



      Voltar