Uma garagem sem cobertura de policarbonato pode gerar problemas para o veículo que fica exposto às diversas condições de temperatura. Ele pode, por exemplo, ter a pintura desgastada ou ficar muito quente devido à luz solar. Por isso, essa parte das residências e edifícios está voltando a ter uma cobertura.
Um modelo que está em alta é a cobertura em policarbonato, porque ela traz várias vantagens e auxilia bastante na proteção dos automóveis que ficam estacionados sob a cobertura. A seguir, mostraremos o que é esse produto e porque você deve instalar uma cobertura feita desse material em sua garagem. Vamos lá?
O que é o policarbonato?
O policarbonato é um termoplástico que vem sendo utilizado como um substituto de outros elementos na construção civil, como o vidro e o acrílico. Ele pode ser encontrado em forma de telhas ou chapas, sendo que existe mais de um modelo dessas, como o alveolar e compacto.
Na área da construção civil ele é utilizado para fazer não somente as coberturas, mas também passarelas, divisórias, janelas para portarias e guaritas, entre outros. Esse material é conhecido por ser transparente, versátil e muito resistente.
Essas são algumas das características que fizeram o policarbonato cair no gosto dos profissionais e clientes dos setores de construção e arquitetura. Entretanto, são diversas as razões que o tornaram uma das principais escolhas na hora de fazer uma cobertura de garagem. No próximo tópico, veremos quais são elas.
Por que instalar uma cobertura de garagem em policarbonato?
Atualmente, é comum encontrar coberturas de garagens feitas de policarbonato. Você pode vê-las em estacionamentos de shoppings, supermercados e em casas que querem fugir dos telhados tradicionais nesse cômodo. O aumento do uso desse material se deu pelas vantagens que ele traz quando comparado aos demais elementos disponíveis.
O policarbonato é, por exemplo, um dos materiais mais resistentes no mercado, sendo 250 vezes mais que o vidro e de 30 a 40 mais que o acrílico. E uma cobertura de garagem precisa ser bem resistente para proteger o veículo que fica estacionado sob ela. Então, essa característica faz com que ele seja ideal para o trabalho, já que dá uma segurança maior para o carro em dias de chuva e granizo, que podem danificar seriamente o seu automóvel.
Outro motivo pelo qual é interessante instalar coberturas de policarbonato é que você consegue aproveitar ou evitar a transmissão de luz e calor, de acordo com o modelo de chapa que adquirir. As mais tradicionais são as transparentes e refletivas, estas últimas que evitam a transmissão do calor extremo para o ambiente.
Em lugares mais abertos, esse tipo de cobertura é bastante indicado. Entretanto, se a propriedade é mais fechada e a ideia não é reter calor na garagem, você pode colocar uma cobertura de policarbonato refletiva. Esse tipo de chapa tem uma transmissão luminosa bem mais baixa, então sua utilização é recomendada nesses ambientes.
Por exemplo, uma chapa de policarbonato alveolar cristal consegue transmitir 82% de luminosidade para o local. É um valor ótimo para quem deseja aproveitar a luz solar em sua garagem. Já quem quer evitá-la, tem a possibilidade de comprar uma chapa refletiva perolizada ou cinza, em que a transmissão é de apenas 20%.
Mais vantagens das garagens com coberturas de policarbonato
Alguns materiais utilizados pelo mercado, como o vidro, não são tão versáteis e não disponibilizam a opção de transmitir ou evitar a luz e o calor. Com o policarbonato, você pode escolher qual é a melhor alternativa para a sua garagem.
Proteção U.V
Além disso, quando há bastante incidência dos raios solares, a maioria das pessoas se preocupa com os raios ultravioletas (UV) que danificam o material de cobertura, porque esse vai perdendo a sua transparência.
Quando um telhado de policarbonato é instalado não é necessário pensar nisso, pois as chapas desse elemento passam por um tratamento contra os raios UV em ambos os lados. Então, o tempo de vida útil da cobertura acaba sendo maior que nos demais casos. A durabilidade da pintura, do painel e do estofamento do veículo é igualmente maior, pois eles não vão sofrer com a incidência direta do sol.
A versatilidade traz mais uma vantagem para o policarbonato em relação aos outros materiais. Por ser bem maleável, ele pode assumir diversas formas e combinar com vários modelos de estrutura. Essa particularidade é bacana, porque dá mais espaço para o responsável pelo projeto ser criativo na hora de fazer a cobertura.
Segurança
Outro benefício é a segurança que o material dá aos moradores ou clientes do local em que a cobertura é instalada. Além de ser muito resistente, o policarbonato não tem a propriedade de estilhaçamento. Isto é, caso ele quebre devido a um acidente, ele não vai se partir em vários pedaços pontiagudos.
Consequentemente, ele não riscará o seu carro e também não machucará os indivíduos que estiverem por perto no momento. Para aumentar mais a proteção do ambiente e das pessoas, esse material não é um propagador de chamas.
O peso da estrutura
O policarbonato ainda é leve, cerca de 50% mais leve que o vidro. Sendo assim, a sua instalação é mais fácil e rápida, pois não demanda grandes estruturas e esforços para realizá-la. Como os equipamentos utilizados na colocação são mais simples, o custo de produção diminui.
O dinheiro gasto, inclusive, não diminui somente em razão do custo de instalação da cobertura. O valor é reduzido, porque o policarbonato é mais acessível que os outros materiais e a manutenção com ele, ao longo dos anos, é muito pequena. Então, ele é uma boa opção para quem deseja economizar na colocação da cobertura.
Como você pode perceber, o policarbonato possui muitos benefícios que devem ser considerados na hora em que você for fazer a sua cobertura de garagem. Ele garante que o seu veículo ficará bem protegido das condições climáticas e, assim, terá uma vida útil mais longa.
Ele traz segurança, com um bom acabamento estético e um melhor custo-benefício, quando comparado aos outros materiais disponíveis. Depois de descobrir porque é vantajoso instalar uma cobertura de garagem em policarbonato, o que acha de olhar algumas chapas e telhas de policarbonato? Clique aqui e veja alguns modelos.