A chapa de ACM é considerada ótima solução para o campo da Engenharia Civil, da Arquitetura e da Comunicação Visual. Elas fornecem soluções de alta qualidade unindo a resistência, beleza e a durabilidade que todo o negócio precisa. É considerada ideal para a aplicação em revestimentos de fachadas e edifícios.
Mas afinal, você sabe o que é a chapa de ACM?
ACM é a sigla para Aluminium Composite Material e a sua tradução para o português é Material Composto de Alumínio. Ou seja, indica que é um material composto de camadas e possui o alumínio na sua composição.
A qualidade das chapas de ACM é um dos principais fatores de sucesso na sua aplicação — que pode ser extremamente versátil. Por isso, a utilização de produtos de menor qualidade podem ter um impacto negativo na qualidade da obra.
Continue acompanhando a nossa publicação e entenda mais sobre os impactos de se utilizar chapas de ACM de menor qualidade na sua obra.
Benefícios e características positivas das chapas de ACM
As chapas de ACM são compostas por três camadas, sendo que duas delas são lâminas de alumínio e o núcleo geralmente formado por polietileno de baixa densidade. Essa composição faz que as chapas de ACM sejam uma das melhores opções para a aplicação em fachadas e revestimentos sem grandes impactos na estrutura.
Por meio das chapas de ACM consegue-se formatos diversos e que estão ganhando cada vez mais espaço dentro de ambientes externos e internos, tendo um amplo panorama de aplicação sobre as mais variadas superfícies.
Os tipos de chapa de ACM também podem ser variados, uma vez que a sua espessura varia conforme o tipo de núcleo de polietileno que foi aplicado. Os níveis de rigidez e a resistência também variam com as suas característica e de acordo com o projeto, podendo ainda ser adaptado para melhor atender um determinado cenário. Outro ponto importante é a diversificação de cores que dão um toque especial a qualquer projeto.
As principais características das chapas de ACM são:
- Resistência a intempéries;
- Leveza e facilidade na aplicação;
- Design e moldagem específicas de acordo com o projeto, proporcionando mais exclusividade e uma ótima identidade visual da edificação;
- Variedade de cores e espessuras, o que resulta em uma ampla gama de aplicações, tais como: fachadas, decoração interna e até em grandes edificações.
O impacto de usar chapas de ACM de menor qualidade na sua obra
Com tantos benefícios para a utilização das chapas de ACM, é importante ter um ACM de boa qualidade, confiável, e um fornecedor de credibilidade para que toda a sua obra não seja prejudicada. Afinal, todo o projeto pode ser afetado a partir do descuido de utilizar chapas ruins, cujo problemas podem aparecer tanto imediatamente após a instalação, como ao longo da vida útil da placa de ACM.
Um dos principais pontos são as falhas no acabamento da edificação ou da estrutura, prejudicando a funcionalidade e a economia projetada para aquela parte da obra. Logo a estrutura não estará protegida das intempéries do tempo, como a chuva, o sol forte e a maresia, causando a necessidade de até mesmo um reparo completo na instalação.
Quando uma chapa de ACM de baixa qualidade é aplicada em revestimentos internos — como em elevadores e em mobiliários diversos — pode prejudicar a qualidade dos demais materiais, ocasionando inclusive em quebras e danos ao ambiente como um todo, pois todo o projeto que foi pensado em proporcionar um ambiente único, por vezes nobre, por vezes moderno, será descaracterizado e pode ganhar um tom de descuidado. Ou seja, a sua característica mais destacada e elogiada também cai por terra, que é a baixa manutenção durante a vida útil do material.
Mais impactos e o que pode ocorrer numa chapa de ACM de menor qualidade
Uma chapa de ACM de menor qualidade, além de impactar o projeto da edificação e da comunicação visual em si, também pode afetar visualmente a sua obra ou fachada. Um exemplo é a delaminação, um processo que acarreta na separação das diferentes camadas que compõem a chapa, causando ainda mais danos no ambiente onde está aplicado.
As falhas de pintura também são comuns nas chapas de ACM de baixa qualidade, com forte impacto visual, afetando o local de instalação do produto.
Esta falha consiste em manchas na superfícies da chapa, causada no momento da aplicação da tinta no processo de produção.
Fique atento!
Nunca é demais lembrar de conferir o que se está comprando, veja quais são as melhores chapas de ACM do mercado, e busque comprar qualidade, pois o barato em se tratando de ACM pode custar caro com os custos pós obra.
Tanto os problemas de delaminação quanto as falhas de tintas são exemplos relevantes da importância de se utilizar chapas de ACM de qualidade na sua obra. Portanto, apostar no arriscado pode comprometer todo seu projeto.
O ACM Tecbond
Por outro lado, chapas de ACM TECBOND são fabricadas utilizando tecnologia de ponta, por isso oferecem vários benefícios. Elas agregam leveza e resistência além de garantir a melhor identidade visual do ambiente.
O ACM Tecbond ainda pode ser produzido com núcleo mineral não combustível, o chamado Tecbond FR, que não propaga chamas e não emite gases tóxicos.
Clique aqui e veja mais sobre as chapas de ACM Tecbond e como elas podem ajudar no seu projeto.